Tratamentos de Medicina Estética para o rejuvenescimento da pele

Quando o assunto é a pele, uma das principais queixas de homens e mulheres é o envelhecimento. Porém, antes de tratar as consequências de uma pele sem brilho, sem firmeza e com rugas, é determinante perceber os principais fatores responsáveis do envelhecimento cutâneo.

O envelhecimento da pele

Conheça os principais fatores que levam ao envelhecimento cutâneo:

Causas intrínsecas:

  • Genética
  • Ação do tempo (envelhecimento cronológico)

Causas extrínsecas:

  • Radiação solar ultravioleta
  • Tabaco
  • Álcool
  • Poluição
  • Má-alimentação
  • Estilo de vida

Cuidados diários e a popularização do skincare

É possível cuidar da pele diariamente e minimizar os danos que a pele sofre, principalmente no que toca aos aspetos extrínsecos. Uma boa alimentação, beber água, a prática de exercício físico e o uso de proteção solar de forma correta, são os principais hábitos que devem estar presentes na rotina diária se queremos manter uma pele mais bonita e saudável.

Além disso, o uso dos dermocosméticos corretos, indicados por um médico numa consulta personalizada, pode retardar as causas do envelhecimento. Nos últimos anos, principalmente com a pandemia, o termo skincare tornou-se popular, principalmente como sinónimo de cuidado e de bem-estar.

Com a grande oferta de produtos e ativos que há no mercado, é preciso um aconselhamento médico especializado, para que de facto o paciente não esteja apenas a deitar dinheiro fora e tenha como resultado o oposto do pretendido, uma vez que se usados de forma errónea, os dermocosméticos podem provocar o efeito oposto ao desejado.

Procedimentos minimamente invasivos

De acordo com a The American Society for Aesthetic Plastic Surgery, os procedimentos mais procurados nos Estados Unidos nos últimos anos têm sido a aplicação da toxina botulínica, o Botox, e os preenchimentos com ácido hialurónico.

Leia também: Conheça 10 mitos e verdades sobre o Botox

Botox: Do que se trata?

O Botox consiste na injeção da toxina botulínica, que consegue bloquear a transmissão do impulso nervoso em determinados músculos, evitando assim a formação das rugas dinâmicas, ou seja, aquelas causadas quando se movimentam certos músculos do rosto, tais como as rugas da testa e os chamados “pés de galinha”.

O efeito começa a ser evidente entre 48 a 72 horas após a aplicação e a duração é entre 4 a 6 meses.

Preenchimento com Ácido Hialurónico

Já os preenchimentos de ácido hialurónico são mais eficazes no tratamento das rugas estáticas, como na correção dos sulcos nasogenianos (conhecidos também como “bigode chinês”), para atenuação das olheiras, dar volume e proporção aos lábios assim como também aumentar o volume das maçãs do rosto.

O ácido hialurónico utilizado nestes injetáveis, é biocompatível com o organismo e aumenta a hidratação da pele.

Antes e Depois de preeenchimento de lábios realizado pelo Dr. Diogo Figueiredo Gonçalves

Demais tratamentos para o rejuvenescimento da pele

Há ainda mais opções no tratamento do envelhecimento cutâneo, tais como os peelings, os bioestimuladores de colagénio, os lasers ablativos e não-ablativos, radiofrequência, entre outros.

Na Páris Clinics apostamos em profissionais de excelência para obter os melhores resultados, sempre com a segurança como garantia. Marque já a sua consulta e tenha o diagnóstico e tratamento mais indicado para o seu caso.