O que a Terapia de Casal e Terapia Familiar
Os casais desentendem-se. As famílias também. E isso é normal, no sentido que é esperado – pessoas que convivem diariamente, que possuem fortes laços efetivos, que partilham histórias de vida, forçosamente passam por momentos na vida em que os interesses divergem, as opiniões afastam-se e aparecem os conflitos.
A terapia familiar e a terapia de casal baseiam-se no princípio de que os indivíduos e os seus problemas são melhor entendidos em contexto relacional e é precisamente neste contexto que podem surgir as soluções para o que não está a acontecer da melhor forma.
Acredita-se, pois, que se surge um problema no contexto familiar ou conjugal, é nele mesmo que emergem as soluções para que uma família e um casal continuem a evoluir.
Assim, a terapia familiar e de casal é uma modalidade de psicoterapia que procura ajudar os elementos de uma família/casal a identificar e solucionar as dificuldades das dinâmicas e comunicação familiar, quando sozinhos já não estão a conseguir fazê-lo.
Em Terapia Familiar/Conjugal os elementos permitem-se, muitas vezes pela primeira vez, a colocar em comum com os outros as suas preocupações e as suas perspetivas sobre a realidade, emergindo daí a diferença que permite às famílias e aos casais evoluírem, transformarem-se e encontrarem novamente o caminho que em tempos seguiam e que entretanto se alterou.
Na Terapia são realizadas avaliações diagnósticas e acompanhamento psicológico que permitem intervir junto da problemática do casal/família. Podendo ser diversos os motivos que levam a procurar um psicólogo como por exemplo:
- Os estilos de comunicação rígidos ou pouco claros na família e casal;
- As expectativas e as dificuldades de cada etapa do ciclo vital, que muitas vezes acarretam crises difíceis de lidar;
- Os estilos educativos mais severos e rígidos ou mais permissivos e permeáveis; os padrões transgeracionais de comportamentos; as crenças e mitos familiares;
- A procura de estratégias de resolução de conflitos;
- As questões de intimidade;
- A existência de espaço para a individualidade e para o que é comum;
- A autonomização e independência dos seus elementos, entre outros.
Em Terapia Familiar/Conjugal promove-se a mudança, acreditando que cada elemento tem um valor acrescido para procura da diferença, pois é fazendo diferente que a família evoluirá!
Quando as situações se prolongam ou são graves, convém recorrer a ajuda especializada. Em terapia conjugal e familiar, beneficia de um olhar neutro e conhecedor, capaz de analisar todo o sistema e encontrar as pontes necessárias a uma superação a dois ou em família.