Tratamento de Lipedema

Diagnóstico e Cirurgia

PROF. DR. OLIVAS MENAYO

Licenciado em Medicina e Cirurgia, pela Universidade da Extremadura, desde 2013. Especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, com doutoramento em Medicina Aplicada e Biomédica. Fundador do IPL – Instituto Português de Lipedema, formado por médicos e outros profissionais especializados em Lipedema em Lisboa. Membro do Ilustre Colégio Oficial de Médicos de Madrid nº 283108065, da Ordem dos Médicos de Portugal nº 69258 e da Sociedade Espanhola de Cirurgia Plástica, Reparadora e Estética (SECPRE).

Nutrição

DR. JOÃO MARTINS

Nutricionista-clínico, fundador do conceito “Comer com Sentido”, pioneiro na Nutrição Cirúrgico-funcional em Portugal, mestre em biotecnologia e qualidade alimentar, pós-graduado em comportamento aditivos e dependências. Membro da Associação Portuguesa de Nutrição e Ordem dos Nutricionistas n° 3775N.

O que é Lipedema?

Trata-se da proliferação patológica das células de gordura (os adipócitos) em zonas do corpo como pernas, ancas e coxas. De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde é um edema “gorduroso”. O Lipedema foi reconhecido pela OMS em 2018.

Esta doença crónica afeta quase só mulheres, com tendência de se manifestar na puberdade, gravidez ou menopausa. Apesar de ser mais comum do que se imagina, o aspeto costuma ser confundido com obesidade.

Em Portugal, estariam afectadas pela doença quase um milhão de mulheres (Fonte: IPL).

Veja o testemunho de uma paciente Páris Clinics com Lipedema

Sintomas do Lipedema?

A maior parte dos estudos afirma que o Lipedema pode ter cariz hereditário e o motivo para encontrar uma história familiar deve-se ao facto de a doença poder saltar uma ou duas gerações.

Por ser uma doença cíclica, em algumas alturas a paciente regista muitos sintomas, noutros momentos os sintomas inflamatórios estão menos ativos.

Confira alguns sintomas da paciente com Lipedema:

Como tratar o Lipedema?

O Lipedema é uma doença sem cura, contudo, existe um conjunto de ações que auxiliam na diminuição dos sintomas e na melhora da qualidade de vida da paciente. Após confirmada a doença é elaborado o plano individual de tratamento, que poderá incluir três modalidades:

- Tratamento nutricional

Composto de plano alimentar anti-inflamatório.

- Fisioterapia Dermatofuncional

Com drenagem linfática manual ou mecânica, descongestionante e/ou terapia abrangente feita por profissionais altamente especializados, facilitando a recuperação e a redução do inchaço.

- Cirurgia Plástica

O tratamento cirúrgico do Lipedema é a lipoaspiração, porém com técnicas e instrumentos diferentes dos usados na lipoaspiração tradicional. A lipoaspiração assistida por água é considerada o melhor tratamento para o Lipedema.

FAQ LIPEDEMA

O diagnóstico deve ser feito pelo médico. Identifica-se com os sintomas como inchaço nas pernas, gordura localizada nas coxas e ancas e/ou dor? Agende a sua consulta.

O Lipedema trata-se de uma doença crónica do tecido adiposo, enquanto o Linfedema resulta do mau-funcionamento do sistema linfático.

Após o diagnóstico é hora de iniciar os tratamentos convencionais, como o plano alimentar e a fisioterapia dermatofuncional. Já a cirurgia deve ser avaliada.

Provavelmente, sim. Trata-se de uma patologia sem cura. Porém, a lipoaspiração para Lipedema remove completamente as células adiposas inflamadas, promovendo mais qualidade de vida à paciente.

Marque já a sua consulta

GALERIA