Rinoplastia

Olivas Menayo
Prof. Dr.
Especialista em Cirurgia Plástica e Medicina Estética
O Procedimento
O nariz é o elemento central da face e as suas proporções estéticas contribuem de forma determinante para a harmonia facial. A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que permite modificar ou corrigir a forma, a estrutura e os aspetos funcionais do nariz.
É a cirurgia que remodela o nariz, redimensionando o tamanho, projeção e ângulo labionasal, modificando o contorno do dorso (remoção da “bossa”), alterando a forma da “ponta” e diminuindo a largura das narinas. Quando combinado com a cirurgia do septo nasal (septoplastia) permite corrigir alterações da função respiratória. Do ponto de vista estético, as áreas mais frequentemente tratadas são o dorso e a ponta nasal.
Existem duas técnicas com diferentes abordagens, a “fechada” na qual as incisões são feitas no interior do nariz e a “aberta”, cuja incisão de três milímetros está localizada na columela (pele situada entre as narinas). A escolha da técnica é individualizada para cada paciente.
Para pequenas alterações é possível optar pela “rinoplastia não cirúrgica” ou “rinomodelação”.
Duração Aproximada
1h30m a 2h
Anestesia
anestesia local com sedação ou anestesia geral
Recuperação
em ambulatório ou 24h de internamento
Tempo de Recuperação
1 a 2 semanas
MITO – O pós-operatório da cirurgia é muito doloroso.
Apesar de não ser muito confortável, é geralmente bem tolerado, mesmo que haja alguma dor, esta é fácil de tratar com os analgésicos prescritos.
MITO – Vou ter de ficar internado/a após a operação.
Não, após a operação o/a paciente pode regressar a casa.
MITO – Vou respirar pior depois da operação.
A rinoplastia tem, para além da estética o objetivo de melhorar, quando possível, a respiração do/a paciente.