Otoplastia

Olivas Menayo
Prof. Dr.
Especialista em Cirurgia Plástica e Medicina Estética
O Procedimento
A otoplastia é o procedimento cirúrgico que permite fazer a correção de orelhas proeminentes. Através deste procedimento é melhorada a forma, a posição e a proporção da orelha.
É uma cirurgia relativamente simples, segura e eficaz que pode ser realizada tanto em adultos como em crianças a partir dos 5 anos, idade em que a cartilagem da orelha já atingiu o seu desenvolvimento máximo. Quando não realizada até aos 6 anos pode provocar um estigma importante na criança com interferência no seu desenvolvimento e autoestima.
A cirurgia é feita com anestesia local sob sedação (geral em crianças) e a incisão localiza-se na face posterior da orelha sendo, por isso, impercetível.
Duração Aproximada
1h
Anestesia
local com sedação
Recuperação
em ambulatório
Tempo de Recuperação
1 semana
MITO – Esta é uma operação arriscada.
Nenhuma operação é sem riscos, mas no âmbito de os minimizar e prevenir são feitas várias consultas prévias, e a operação é realizada com todos os equipamentos de segurança e emergência.
MITO – Vou ter que ficar internado/a após a operação.
A recuperação não necessita de internamento.
MITO – No dia a seguir à operação posso retomar a minha vida normal.
No dia após a operação já poderá andar, mas aconselha-se que não retome exercícios de ginásio como a passadeira ou tapete antes de 1-2 semanas, e todos os outros tipos de exercício deverão ser retomados apenas após 4 semanas.