Lipoescultura 360º

Olivas Menayo
Prof. Dr.
Especialista em Cirurgia Plástica e Medicina Estética
O Procedimento
A lipoescultura é uma técnica cirúrgica que permite remodelar e esculpir o corpo através da remoção da gordura indesejada localizada em áreas específicas (abdómen, flancos, ancas, joelhos, braços, pescoço, coxas, entre outras) e da transferência da própria gordura de forma a preencher, aumentar ou remodelar áreas flácidas, com pouco tecido adiposo ou depressões. As principais regiões para transferência de gordura ou lipofilling são a face, as mãos, a mama e os glúteos. O resultado é um contorno corporal mais harmonioso.
Esta técnica está indicada para tratar gorduras localizadas resistentes a dieta e exercício e é eficaz em homens e mulheres.
Durante a última década, a lipoescultura beneficiou de importantes progressos e refinamentos, existindo atualmente diferentes técnicas e tecnologias (lipoaspiração infrassónica nutacional, lipoaspiração com ultra-sons, lipolaser, lipoaspiração com radiofrequência) que permitem ao cirurgião alcançar resultados mais precisos com menores tempos de recuperação.
Nesta técnica não existem cicatrizes, mas antes pequenos orifícios de três a quatro milímetros localizados estrategicamente em áreas facilmente camufláveis.
Duração Aproximada
1h a 4h, dependendo da quantidade de gordura
Anestesia
habitualmente anestesia geral com sedação
Recuperação
em ambulatório ou internamento de 24h (dependendo do tipo de lipoaspiração – grande, média ou pequena)
Tempo de Recuperação
3 a 5 dias
MITO – A Lipoescultura e Lipoaspiração são a mesma coisa.
Na Lipoescultura, tal como na Lipoaspiração (ou abdominoplastia), a gordura indesejada é retirada, a diferença é a de que na Lipoescultura esta é inserida novamente de modo a modelar e esculpir o corpo do/a paciente.
MITO – Não há mais tratamentos depois da cirurgia.
Após a cirurgia, é necessário utilizar material compressivo durante a noite, assim como fazer massagens de drenagem linfática durante cerca de 4 semanas, dependendo da recomendação do médico.
MITO – As cicatrizes são muito visíveis.
As cicatrizes nunca excedem 1cm de comprimento e estão colocadas em pontos estratégicos que as tornam quase invisíveis.