Breastite

Olivas Menayo
Prof. Dr.
Especialista em Cirurgia Plástica e Medicina Estética
O Procedimento
O volume mamário significativo, ou hipertrofia mamária, apresenta na maioria das situações manifestações físicas (dores nos ombros, coluna cervical e lombar) e psicológicas (autoestima e autoconfiança baixas, dificuldades nos relacionamentos, limitações na compra de roupa e prática desportiva).
A mamoplastia de redução, ou “redução mamária”, é um procedimento cirúrgico que consiste na diminuição do volume mamário, acompanhado de lifting da mama e reposicionamento da aréola e mamilo.
Esta intervenção remove pele, gordura e tecido mamário em excesso, dando uma nova forma às mamas tornando-as mais firmes e “levantadas”. Tanto as proporções corporais como a postura são melhoradas e o contorno corporal torna-se mais harmonioso.
A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação em regime de ambulatório. A evolução das técnicas de mamoplastia de redução permite, atualmente, uma abordagem mais fisiológica com preservação da sensibilidade e da capacidade de amamentação.
A incisão habitual é aréolo-vertical (com uma cicatriz periareolar e vertical, sem cicatriz horizontal), permitindo uma boa camuflagem das cicatrizes. Quanto menor for a mama, menores serão as cicatrizes.
Este procedimento poderá ser realizado a partir dos 17 anos de idade, altura em que o desenvolvimento da mama está completo.
Recuperação
em ambulatório ou 1 noite de internamento
MITO – Os resultados são logo visíveis.
Os resultados reais da mamoplastia de redução só serão visíveis entre 3 a 6 meses depois da intervenção.
MITO – Os mamilos perdem a sua sensibilidade.
Pode ocorrer alguma diferença de sensibilidade, porém é um efeito provisório que dura apenas algumas semanas, no máximo.
MITO – Não posso apanhar sol.
Pode, mas só 3 a 4 semanas após a intervenção e com cuidado para proteger a cicatriz se esta ficar fora das aréolas.