Abdominoplastia e Lipoabdominoplastia

Olivas Menayo
Prof. Dr.
Especialista em Cirurgia Plástica e Medicina Estética
O Procedimento
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de pele e gordura do abdómen, reposicionando os músculos da parede abdominal. Desta forma, é possível remover o volume abdominal, tornando a barriga mais lisa e firme.
Com as alterações de peso e gravidezes, os músculos retos da parede abdominal enfraquecem e têm tendência para se afastar, tornando o abdómen mais redondo. Nessas situações, a pele também perde elasticidade, tornando-se mais flácida e por vezes com estrias.
As técnicas atuais permitem combinar a abdominoplastia com lipoescultura, permitindo uma melhoria do resultado final e do contorno corporal. Chama-se a isto uma lipoabdominoplastia.
Neste procedimento, a incisão é horizontal mesmo acima do púbis e estende-se lateralmente. O comprimento da cicatriz depende da quantidade de pele a ser retirada. Geralmente, a cicatriz fica escondida pelo fato de banho. Quando o excesso de pele é pequeno, a incisão horizontal é pequena, semelhante à incisão de cesariana. É o que chamamos de mini-abdominoplastia.
Duração Aproximada
2h30m
Anestesia
variável (local com sedação, epidural, geral)
Recuperação
em ambulatório no caso de mini-abdominoplastia, internamento de 24h no caso de abdominoplastia
Tempo de Recuperação
2 a 3 semanas
MITO – Não há mais tratamentos depois da cirurgia.
Depois da cirurgia é necessário utilizar material compressivo durante a noite, assim como fazer massagens de drenagem linfática durante cerca de 4 semanas, dependendo da recomendação do médico.
MITO – É preciso retirar pontos após a cirurgia.
Os pontos serão reabsorvidos pelo corpo.
MITO – Os resultados são imediatamente visíveis.
No primeiro dia após a cirurgia o paciente estará mais inchado, mas esse efeito desaparecerá gradualmente durante as 3 semanas depois da intervenção.