O que é Nutrição Funcional Qualidade do Sono
O sono desempenha um papel fundamental reparador no nosso organismo. Reforça o sistema imunitário, melhora o processo de memorização e de aprendizagem, regula os níveis de grelina e leptina, sendo a grelina a “hormona da fome” e a leptina a da saciedade, contribuindo assim para um menor risco de obesidade e diabetes, bem como outros tipos de doenças crónicas.
Durante o sono, o nosso organismo produz inúmeras hormonas que influenciam o processo digestivo, a fome e a saciedade. Se reduzirmos o período de sono, ocorre uma diminuição da leptina, logo uma diminuição do anorexígeno, o que causa o aumento da grelina e estimula ainda mais a fome. Por esta razão, para manter as hormonas equilibradas é preciso uma alimentação saudável e, além disso, uma boa noite de sono!
Alguns alimentos contribuem para ativar a “ hormona da felicidade” e ajudam-nos a dormir melhor. Ter uma rotina alimentar ajuda a:
- melhorar a qualidade do sono;
- evitar a obesidade;
- reduzir a disfunção dos níveis hormonais
- aumentar a disposição do corpo.
“Uma alimentação adequada pode melhorar a qualidade do sono, fazendo com que a pessoa acorde mais bem-disposta, com mais energia, mais bom humor. Por outro lado, uma alimentação pesada, inapropriada, pode causar insónia, sensação de estômago pesado, ronco e apneia, além de indisposição”.