Mastopexia ou mamoplastia: qual procedimento optar para o aumento mamário?

Muitas mulheres têm o sonho de ter um decote com mais volume e firmeza. Dessa forma, o aumento mamário é uma das transformações estéticas mais buscadas.

Atualmente usam-se duas diferentes técnicas nas quais é possível atingir estes resultados: a mamoplastia de aumento e a mastopexia.

A mamosplastia de aumento é recomendada principalmente para as mulheres que têm a mama pequena, mas que não apresentam ptose mamária, nomeadamente a mama descaída. O procedimento é realizado com a inserção de próteses mamárias por pequenas incisões.

Caso de paciente que realizou uma mamoplastia de aumento com próteses com o Prof. Dr. Olivas Menayo

Já a mastopexia (ou lift mamário) é indicada nos casos em que há flacidez e excesso de pele. A técnica permite a remoção da pele extra e a elevação das mamas, e também há a opção de serem colocadas as próteses mamárias para obter-se mais volume.

Caso de mastopexia (lift mamário) com próteses realizado pelo Prof. Dr. Olivas Menayo

Incisões e cicatrizes

A mastopexia é muito comum nos casos de pós-parto ou após uma grande perda de peso. As incisões ficam escondidas pela roupa interior e podem ser realizadas de três diferentes formas:

  • Periareolar: apenas à volta da aréola;
  • Vertical ou “Pirulito”: no contorno da aréola e seguindo uma linha vertical;
  • “T invertido” ou âncora: incisão à volta da aréola, com linha vertical e seguimento no sulco inframamário (técnica usada apenas em situações específicas).

Para a mamoplastia de aumento, as incisões podem ser realizadas em três diferentes zonas:

  • No sulco inframamário (logo abaixo das mamas);
    • Nas axilas;
    • Nas aréolas (realizadas principalmente nos casos de mamas tuberosas).

    Mamoplastia de aumento ou mastopexia: qual escolher?

    Embora ambos os procedimentos permitam o aumento mamário, são técnicas distintas e que somente o cirurgião plástico poderá avaliar a indicação para cada paciente.

    Marque já a sua consulta com o Prof. Dr. Olivas Menayo, cirurgião plástico da Páris Clinics.