O que é a Escleroterapia com Laser
As veias varicosas (varizes) são veias dilatadas e tortuosas localizadas debaixo da pele, habitualmente mais visíveis nos membros inferiores (nas pernas) e distinguem-se das telangiectasias, vulgarmente chamados “derrames” ou “aranhas vasculares”, que são vasos de menor calibre.
Para além de representarem um problema estético importante, a aparição de varizes é, em muitos casos, o primeiro sinal de um quadro de insuficiência venosa. Este problema afeta 1 em cada 3 portugueses, sendo mais comum nas mulheres do que nos homens, cuja incidência começa entre os 20 e os 30 anos e vai aumentando progressivamente ao longo dos anos seguintes.
Existem vários fatores que se associam ao aparecimento destas alterações vasculares, tais como: envelhecimento do sistema venoso, predisposição genética, gravidez, excesso de peso, fármacos, alterações hormonais, doenças autoimunes, doenças vasculares, sedentarismo e o hábito de passar muitas horas de pé ou sentado.
Antes do procedimento é fundamental realizar uma avaliação médica completa, para que assim seja possível selecionar o tipo de tratamento mais indicado para cada paciente.
Esta técnica minimamente invasiva permite a eliminação das veias reticulares e telangiectasias (vasos mais pequenos) através da ação do calor. O calor faz com que haja uma pequena inflamação no local, produzindo que as varizes se fechem e percam a sua função. O número de sessões necessárias dependerá do número e tamanho das veias a tratar. É um procedimento eficaz, rápido e seguro que não interfere com as atividades quotidianas, podendo regressar à vida normal logo após o tratamento.